Focar na Educação para a Transformação Social

Igualdade e equidade na Educação para transformação

 

Acreditar que a Educação é a mola propulsora para gerar a transformação social na sociedade, é importante e essencial. A ODPH desde sua fundação sempre buscou ser um espaço de oportunidade para o público em vulnerabilidade social. Falamos de sonhos para inspirar e motivar a todos a acreditarem que é possível conquistar nossos objetivos.

E para que o desenvolvimento humano aconteça de forma eficaz, nós focamos na Educação, ao longo do tempo desenvolvemos nossa forma de atuação e metodologia educacional, aplicamos oficinas educativas com vários temas que realmente desenvolvem as habilidades e competências necessárias para que o indivíduo possa ter autonomia e se empoderar como cidadão.

Durante a pandemia, o presencial precisou ser paralisado, mas como batalhamos pela igualdade e equidade, continuamos nossa atuação à distância, e como? Como já temos as oficinas e temas desenvolvidos, criamos a Cartilha do Aprendiz, assim, as crianças continuaram com seu aprendizado em casa. Todo mês as famílias recebem o Kit Educacional que contém a Cartilha e materiais pedagógicos necessários para a realização das atividades. Chegamos em junho de 2021 com a elaboração de 13 cartilhas pedagógicas, convertendo-se em 520 cópias entregues no decorrer de toda pandemia.

São 40 crianças impactadas de forma direta, sendo nosso público prioritário, porém com o retorno que temos das famílias, impactamos muito mais, são mais de 130 pessoas do núcleo familiar dos pequenos, que participam das atividades, apoiam e ajudam nas oficinas, até porque, temos atividades que incentivam e estimulam o fortalecimento de vínculo familiar.

Nesse tempo pudemos identificar através das avaliações quantitativas e qualitativas com base em critérios internos pré-estabelecidos, em que usamos como base pedagógica a Pedagogia Waldorf, os Quatro Pilares da Educação e o ODS 4. Conseguimos afirmar que os resultados estão sendo alcançados, identificamos a evolução individual de cada aprendiz, quanto ao auto desempenho e resolução das oficinas, engajamento e participação individual e coletivo em cada processo e desafio proposto. Ao longo do ano os resultados qualitativos da criança foram o processo de desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, desempenho, comprometimento e responsabilidade durante o projeto

Isso, nós faz acreditar que é possível mudar a realidade e promover a transformação social, sim, podemos diminuir as desigualdades e oferecer equidade para que todos possam ter acesso a políticas públicas e educação de qualidade. E, claro, para isso acontecer, além de acreditar, precisamos de apoio e suporte, por isso, agradecemos imensamente todos os Aliados envolvidos nesse processo, desde a equipe, voluntários e parceiros que investem seu tempo, talento e recursos para que o trabalho continue.

Muito obrigada a todos pela confiança e parceria, e se você acredita na Educação para a transformação, vem com a gente e vamos juntos democratizar as políticas públicas.

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: 

Fan page: https://www.facebook.com/OdphVilatorres 

Instagram: https://www.instagram.com/odph 

 

Recebendo o Kit pedagógico

Aprendiz realizando atividade da cartilha.

 

Aprendiz realizando atividade da cartilha.

 

VOLTAR